A Pró – Reitoria de Planejamento e Finanças, órgão vinculado à Reitoria responsável em planejar, organizar, controlar, acompanhar,avaliar, supervisionar as atividades relacionadas ao registro e execução orçamentária, financeira e contábil dos recursos oriundos de arrecadação,convênios e aqueles provenientes dos Tesouros Nacional e Estadual.
O Plano de Desenvolvimento Institucional 2022-2026 é um instrumento de planejamento estratégico da Universidade Estadual do Piauí, uma instituição multicampi e com desafios diversos conforme casa região de atuação. O documento é composto pelo propósito organizacional da universidade em termos de valores, missão, objetivos, estratégias, metas e ações, delimitando os domínios de atuação com vistas ao fortalecimento da instituição.
Título | Descrição | Visualizar arquivo |
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PDI 2022-2026 | Este PDI foi concebido após uma série de reuniões realizadas conforme calendário previamente definido e construído, em conjunto com as instâncias envolvidas; e em razão da pandemia do Covid-19, ocorreram remotamente. As reuniões contaram com a participação e envolvimento de todos os Campi da UESPI. Nos debates, foi discutido acerca da metodologia e do sistema de coleta das informações, bem como das premissas que norteiam a efetivação e a concretização dos anseios da comunidade, pautando-se no presente e vislumbrando o futuro. A primeira premissa corresponde à necessidade de desenvolvermos mecanismos sistemáticos de avaliação de resultados, de forma a confirmar, ao longo de toda sua implementação, a adequação dos seus fundamentos e objetivos, assim como a correção técnica dos seus programas, projetos e ações. A segunda premissa verifica-se na preocupação em adotar medidas para a viabilização e instalação de mecanismos para execução, que deverão ser continuamente testados, considerando sua lógica e resultados, os quais devem ser perseguidos mediante atuação integrada com o Governo e cada unidade que compõe a Universidade. A terceira premissa diz respeito ao fato de que a adoção de níveis elevados de governança, transparência e prestação de contas -se revela central - para a adequada avaliação pela sociedade das ações a cargo de cada um dos agentes partícipes desta IES. Dessa forma, o Plano de Desenvolvimento Institucional da UESPI, vigência 2022-2026, tem o propósito de integrar todos os seus níveis, para a consecução dos seus legítimos anseios. | Visualizar arquivo |
PDI 2017-2021 | Este documento contém o perfil e a organização administrativa e pedagógica institucional. Descreve a composição do corpo docente, dos técnicos administrativos e o apoio aos discentes, bem como a oferta de cursos e o apoio à pesquisa e à extensão. Apresenta, ainda, as diretrizes para realização da avaliação institucional nos próximos anos. Destaca, também, o planejamento para a reforma de instalações físicas, aquisição de equipamentos e livros, além do custeio da IES, culminando com a previsão orçamentária da UESPI até 2021. Nesse sentido, apresentamos o PDI da Universidade Estadual do Piauí, numa demonstração do compromisso da Administração Superior com uma universidade pública, gratuita e de qualidade para os(as) cidadãos(ãs) piauienses. | Visualizar arquivo |
PDI 2012-2016 | Este documento contém o perfil e a organização administrativa e pedagógica institucional. Descreve a composição do corpo docente, dos técnicos administrativos e o apoio ao discente, bem como a oferta de cursos e o apoio a pesquisa e extensão. Apresenta, ainda, as diretrizes para realização da avaliação institucional nos próximos anos. Destaca, também, como está organizado o Núcleo de Educação à Distância e o Programa Nacional de Formação de Professores/as – PARFOR. Nesse sentido, apresentamos o PDI da Universidade Estadual do Piauí, numa demonstração do nosso compromisso com uma universidade pública, gratuita e de qualidade para os/as cidadãos/ã piauienses. | Visualizar arquivo |
Plano de Metas | Plano de Metas - 2012 a 2016 | Visualizar arquivo |
Documento instituído pela Instrução Normativa TCE – PI de 31/03/2022. Possui um modelo conciso com informações materialmente relevantes sobre o uso do recurso público e que demonstre o alcance dos resultados do exercício e as perspectivas da instituição, utilizando uma linguagem simples e elemento visuais eficazes para transformar informações complexas em relatórios facilmente compreensíveis, tendo o cidadão e seus representantes como destinatários principais.
Orçamento Público
É um instrumento de planejamento governamental em que constam as despesas da administração pública para um ano, em equilíbrio com a arrecadação das receitas previstas. É o documento onde o governo reúne todas as receitas arrecadadas e programa o que de fato vai ser feito com esses recursos. É onde aloca os recursos destinados a hospitais, manutenção das estradas, construção de escolas, pagamento de professores. É no orçamento onde estão previstos todos os recursos arrecadados e onde esses recursos serão destinados.
Execução Orçamentária
Em conseqüência, pode-se definir execução orçamentária como sendo a utilização dos créditos consignados no Orçamento ou Lei Orçamentária Anual – LOA. Já a execução financeira, por sua vez, representa a utilização de recursos financeiros, visando atender à realização dos projetos e/ou atividades atribuídas às Unidades Orçamentárias pelo Orçamento. Na técnica orçamentária inclusive é habitual se fazer a distinção entre as palavras CRÉDITO e RECURSOS. Reserva-se o termo CRÉDITO para designar o lado orçamentário e RECURSOS para o lado financeiro. Crédito e Recurso são duas faces de uma mesma moeda. O CRÉDITO é orçamentário, dotação ou autorização de gasto ou sua descentralização, e RECURSO é financeiro, portanto, dinheiro ou saldo de disponibilidade bancária.
Anexos:
Orçamento 2012
Orçamento 2013
Orçamento 2014
Orçamento 2015
Orçamento 2016
Orçamento 2017
Orçamento 2018
Orçamento 2019
Orçamento 2020
Orçamento 2021
Orçamento 2022
Orçamento 2023
Orçamento 2024
RELATÓRIOS DE EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
Despesas liquidadas do mês obedecida à ordem cronológica da liquidação.
Mensalmente é disponibilizado no site da UESPI um relatório com as despesas liquidadas e pagas do mês anterior, com informações da fonte de recursos, credor e objeto da despesa.
Anexos:
Indisponível
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Telefones: (86) 3213-2547 / 3213 – 7942
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